(11) 5975-4488 | (11) 5975-4369 | (11) 99626-1279 | (11) 94743-3016 - ID: 100*64.887

MÉTODO

A Clinica Acredite utiliza como método de tratamento os 12 passos de Irmandades Anônimas, com objetivo de conscientizar o usuário e/ou dependente de álcool / drogas da doença da dependência química, associado com acompanhamento médico psiquiátrico, psicológico – com atividades individuais e em grupo; equipe de enfermagem que realiza todos os procedimentos ambulatoriais necessários e prescritos; terapeutas e equipe de monitoramento 24h/dia.

FASES DO TRATAMENTO
Fase 1 – Internação
Fase 2 – Conscientização
Fase 3 – Reinserção Sócio Familiar
Fase 4 – Ambulatorial

TRATAMENTO
ATIVIDADES TERAPÊUTICAS

Fase 1 – Internação (clínica)
Trabalho em grupo cujo objetivo é o entendimento dos 12 passos das irmandades anônimas, estimulando discussões de maneira que o dependente químico admita sua impotência frente ao uso das drogas ou álcool. Também reconheça a existência de um poder superior que possa devolver sua sanidade e que passe a praticar a entrega de suas fraquezas.

Ainda são informados sobre a doença, seu desenvolvimento, causa e efeitos tanto físicos como psicológicos e prejuízos causados em sua vida pessoal, profissional, social e as perdas materiais. Também a conscientização do tratamento do alcoolismo ou tratamento da droga.

Atendimento individual psiquiátrico, psicológico e SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem)


Fase 2 – Conscientização
Na segunda fase inicia-se o processo de conscientização, dando continuidade ao estudo dos 12 passos, com o objetivo de promover o autoconhecimento, compartilhando suas experiências de fé, amor e esperança. Iniciando dessa maneira um trabalho de reconhecimento de seus defeitos de caráter, bem como suas qualidades para investir em mudanças de comportamento, que é fundamental para sua recuperação.

Atendimento individual psiquiátrico, psicológico e SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem)

 

Fase 3 – Reinserção Sócio Familiar
O dependente químico, através dos 12 passos, inicia o trabalho de reconhecimento dos prejuízos causados a outras pessoas e prontifica-se a reparar esses danos. Com esse exercício ele passa a reparar de imediato os erros que eventualmente possa cometer.

Nesta fase inicia-se as saídas para fora da clinica, que são quinzenais, para visitas familiares na intenção de restabelecer os vínculos sociais e familiar, prejudicados pela dependência quimica. Além disso é orientado na prevenção de recaídas; a importância de frequentar grupos anônimos.

Atendimento individual psiquiátrico, psicológico e SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem)

 

Fase 4 – Ambulatorial (opcional)
Ao término de sua internação e já estando fora da clinica, inicia-se o processo de acompanhamento ambulatorial, em que o dependente retorna à Instituição, conforme agendamento de consulta, para atendimento com os profissionais, dando continuidade ao seu tratamento e recebendo reforço nas orientações recebidas sobre a prevenção contra recaídas.

Continua o trabalho dos 12 passos, dispondo-se a transmitir o conhecimento adquirido a outros dependentes químicos e praticando esses princípios em todas as suas atividades.

Freqüentar grupos anônimos. (AA, NA)
 Atendimento individual psiquiátrico, psicológico e SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem)


TRATAMENTO
ACOMPANHAMENTO FAMILIAR

A dependência química é uma doença que afeta não só o dependente de álcool e drogas, mas também seus familiares que passam a viver em função do indivíduo doente, o que chamamos de co-dependência.

A família é parte integrante e fundamental no tratamento do dependente químico, assim sendo também é orientada e conscientizada da importância da mudança de comportamentos e atitudes dos familiares em relação ao doente e a si mesmos.

Para que o tratamento atinja o nível desejado de sucesso, a Comunidade Terapêutica Acredite oferece atendimento individual aos familiares, bem como trabalhos em grupo multi-familiar oferecendo orientações sobre a doença e estimulando a frequência de todos em grupos de ajuda mútua, como Amor Exigente, Naranom, Alanon e outros, durante e após o tratamento do dependente químico.


TRATAMENTO
ALIMENTAÇÃO

A Acredite oferece cinco refeições diárias, com uma dieta balanceada, acompanhada por nutricionista, cuja preocupação é formular cardápios que ofereçam uma dieta saudável, sem conservantes e estimulantes, com nutrientes necessários que promovam a recuperação da saúde física do dependente químico, já que o abuso das substâncias químicas debilita consideravelmente o organismo.

As verduras, legume, o leite e seus derivados são produzidos pela própria instituição, com acompanhamento de um engenheiro agrônomo e um veterinário, que estabelece critérios apropriados e os cuidados necessários para uma produção saudável desses alimentos, sem o uso de agrotóxicos e outros aditivos que possam prejudicar a qualidade dos alimentos.

Visitantes Online

Temos 7 visitantes e Nenhum membro online